quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Extermínio de Aldeia Maracanã é risco sério. Leia este artigo do MIA

Zahy Guajajara
índia do Rio de Janeiro
autora do manifesto  para preservar Aldeia Maracanã
O antigo Museu do Índio que atualmente se localiza no bairro do Maracanã-RJ, foi criado por Darcy Ribeiro e mais tarde inaugurado pelo Marechal Cândido Rondon, na data de 1953, ocorre que neste mesmo espaço está localizado a Aldeia Maracanã, tendo em vista que, o Museu do Índio foi transferido para o bairro de Botafogo. Para todos os indígenas do Brasil inteiro, bem como todos os povos do Brasil, o grande marco da história está presente ali, na aldeia Maracanã, e não no bairro de Botafogo onde atualmente abriga o novo museu. Ademais indígenas de todo o Brasil se concentra ali, neste local bairro do Maracanã para apresentar sua cultura viva, e a realidade de um povo tão sofrido e massacrado ao longo do tempo. A mídia vem divulgando que esse importante local deve ser demolido, para dar lugares a novos estacionamentos e restaurantes no período da copa de 2014. Porém a resistência indígena permanece,e a resposta é não para a demolição do Museu, e sim para a restauração.

Compartilhe e ajude a salvar o patrimônio histórico e cultural do Brasil.

Há necessidade de todos os simpatizantes se concentrarem ali, para que este importante museu não seja destruído, mesmo porque não há necessidade, Órgãos como a Fifa, Crea e outros se posicionaram contra.
Se você apóia o valor do patrimônio histórico Brasileiro, ajude a compartilhar, esteja presente junto com os habitantes dali, e faça sua parte.Há necessidade de que mais pessoa se junte nessa corrente, podendo se for o caso, contribuiu com transporte de pessoas de outras localidades, visto que um patrimônio de importância tão relevante, não seja destruído apenas pela vontade do governador do Rio de Janeiro. Junte-se aos povos indígenas na defesa desse patrimônio.

Um comentário:

Rox disse...

Obrigada pelo apoio sempre colocando em evidência essa situação aqui do Rio. :)