quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Marcelo Freixo. A Zona Oeste vota com ele. Freixo 50


A Zona Oeste vota Freixo 50

zona oeste
Em visita a universidade da Zona Oeste (foto: Renata Stuart) http://www.marcelofreixo50.com.br/
A Zona Oeste é uma parte da Cidade do Rio de Janeiro onde moram milhares de trabalhadoras e trabalhadores, cuja importância é somente subtraída pelos inúmeros problemas que enfrentamos em nosso dia a dia. Neste sentido, serviços públicos municipais tais como: saúde, educação, transporte, saneamento básico, moradia, e outros, fundamentais para a qualidade de vida da população, são precários em nossa região. Isto decorre da ausência de políticas públicas do atual prefeito, que possam realmente atender às nossas necessidades, e do não reconhecimento de nosso potencial econômico, social, político e cultural; o que é muito grave.


Em visita a universidade da Zona Oeste (foto: Renata Stuart) 
A Zona Oeste Vota Freixo 50 para que a nossa região deixe de ser considerada pela atual prefeitura como “quintal da cidade”, com cidadãos de segunda categoria e “curral” eleitoral de partidos tradicionais que apóiam o candidato oficial do governador Sergio “Delta” Cabral. Nós, trabalhadoras e trabalhadores deste município, merecemos viver com respeito.
No dia 07 de outubro de 2012 teremos a oportunidade de virar o jogo político levando para o segundo turno o candidato a prefeito do PSOL Marcelo Freixo 50, para mudar esta situação. Deste modo, a Zona Oeste vota Freixo 50 para construir uma cidade cidadã, através de uma prefeitura que dialogue e respeite a voz do carioca.
A Zona Oeste Vota Freixo 50 por uma Educação pública para todos, com outro modelo, muito diferente do atual. Nossas salas de aula estão lotadas, são as mais cheias de toda a rede municipal. Paradoxalmente, existem áreas extensas sem escolas próximas, agravadas pelo fechamento de unidades escolares. Por isso, há a necessidade de novas escolas com melhor infraestrutura e, também, de reformas das já existentes, que adéquem a realidade de nossa região, com melhores condições e estrutura de trabalho para todos os profissionais da educação. A escola que precisamos não pode ser um depósito de alunos, mas um espaço vivo de construção do saber e da cidadania. É preciso que tenhamos transporte escolar seguro e pontual, mais creches, oferecendo conforto e dignidade a nossos alunos e trabalhadores, especialmente por estarmos na região com as temperaturas mais altas da cidade. Portanto, Freixo 50 significa autonomia pedagógica, não reprodutora, crítica, libertária, com Plano de Cargos e Salários justo para os profissionais da educação e educação de qualidade.
A Zona Oeste Vota Freixo 50 por uma saúde feita de pessoas para pessoas e não apenas de construções aparentemente bem feitas. É preciso mudar a concepção que se tem da saúde, portanto, é preciso resgatar o verdadeiro caráter de saúde preventiva e pública, sem a intermediação das empresas privadas, das OS e dos interesses eleitoreiros do atual prefeito e seus aliados. De acordo com o governo federal, a saúde da nossa cidade e, principalmente da Zona Oeste, é a pior do Brasil. Para mudar essa desastrosa realidade, a resposta está em se realizar concursos públicos, oferecer salários legítimos e melhores condições de trabalho para os profissionais. Assim, será possível prestar serviços adequados à sociedade carioca.
A Zona Oeste Vota Freixo 50 para resgatar a nossas tradições culturais, promovendo e incentivando atividades com artistas de diferentes áreas, com as famosas quadrilhas caipiras e com muitas outras formas de expressão, que têm sido esquecidas ou desprezadas ao longo do tempo, dada a falta de interesse da atual prefeitura para com a cultura local. A gestão de Eduardo Paes vem sendo desastrosa também neste âmbito. São numerosos os desrespeitos à cultura e a memória, material e imaterial da Zona Oeste. As atividades Culturais também significam o lazer, e esse é mais um vazio da Zona Oeste. Novamente o poder público municipal é omisso e desinteressado. Reivindicamos a volta dos cinemas de bairro na região, assim como aumento das áreas de lazer, e construções de espaços para expressões culturais e artísticas, com administrações transparentes e democráticas.
A Zona Oeste Vota Freixo 50 para um transporte coletivo de qualidade, respeitando os direitos da população, ao contrário da política do atual prefeito, que prioriza os interesses dos empresários do setor. Além do número reduzido de transporte coletivo existente, atualmente, temos uma política de diminuição de linhas de ônibus por causa do BRT e as que ligam a Zona Oeste ao centro da cidade são as mais caras. Os ônibus que circulam em nossos bairros estão sucateados, apresentando risco à população. É importante lembrar que o transporte coletivo é uma concessão do governo, portanto, cabe a ele a responsabilidade de estabelecer os preços das passagens, de exigir das empresas que atendam a enorme demanda dos cidadãos da nossa região e que mantenham suas frotas adequadas ao uso, oferecendo segurança e conforto a seus usuários e profissionais.
O transporte alternativo, importante para nossa região, também está sob a responsabilidade do governo municipal, que deve estimular e organizá-lo para atender bem a todos, ouvindo as reivindicações da categoria e regularizando-o através de licitações, principalmente aqueles que circulam em itinerários não contemplados pelas empresas de ônibus ou pelo trem.
A Zona Oeste Vota Freixo 50 para preservar nossos parques ecológicos, nossas matas, manguezais e mananciais de água, respeitando seus habitantes e as comunidades pesqueiras e agrícolas, devolvendo-lhes a possibilidade de viver de seu trabalho. Estas áreas, vistas como locais prioritários para a implantação de grandes empresas (como a CSA) e de outros empreendimentos do governo (como, por exemplo, "minha casa, minha vida"), têm trazido grandes impactos ambientais, diminuindo a qualidade de vida dos habitantes locais. A poluição e a destruição de ambientes naturais estão acabando com o território pesqueiro e expulsando os pescadores de suas colônias, assim como dificultando a vida daqueles que sobrevivem de suas pequenas plantações e criações de animais.
A Zona Oeste Vota Freixo 50 com o objetivo de recuperar a dignidade de seus habitantes, de transformar a Zona Oeste e empoderar aqueles que vivem e trabalham aqui, possibilitando que todos se tornem sujeitos de suas próprias histórias. Nossa região precisa e deve estar plenamente integrada à cidade, respeitada e preservada por sua importância histórico-cultural e ambiental, e, especialmente, por sua gente!
COMITÊ ZONA OESTE FECHA COM FREIXO

Nenhum comentário: