quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Comunicação Multimídia. Por Débora Cruz.



 www.secom.df.gov.br
Subsecretária Débora Cruz
www.secom.df.gov.br
Representando a Secretaria de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal, a subsecretária destacou a importância da convergência tecnológica na comunicação pública. A comunicação multimídia pode contribuir para uma comunicação mais dinâmica, rápida, em tempo real e direta com a população, fazendo com que os cidadãos discutam e reflitam assuntos de interesse público no momento em que as coisas acontecem. “Uma empresa pública de comunicação, como a EBC, precisa ser vanguarda neste debate da comunicação multimídia. E todas as esferas da comunicação pública precisam trabalhar o conteúdo de sua comunicação de maneira a informar e formar a opinião pública”, ponderou Cruz.

A subsecretária também falou das experiências do GDF na área, que visam novas maneiras de se estabelecer relações pessoais através da comunicação. Por meio do compartilhamento de conteúdos possibilitado pela tecnologia convergente, é possível alcançar pessoas para além das formas tradicionais de comunicação. “Muitas das nossas pautas surgem ao ouvirmos os anseios da população, o que nos permite uma dinâmica maior e mais direta com nosso público”, finalizou.

O diretor-presidente da EBC, Nelson Breve, estava presente ao debate e ressaltou as ações da empresa para produzir e exibir conteúdos multimídia. “A comunicação pública deve encontrar a forma de desenhar uma redação que permita aos jornalistas fazerem esse tipo de comunicação, que é a comunicação necessária para a sociedade”, destacou Breve.

O professor de comunicação da UnB Tiago Quiroga também foi convidado para participar do debate. Para ele, é preciso pensar nas dimensões do acontecimento e do lugar do outro na narrativa jornalística também na comunicação multimídia. “As mídias sociais estão aí para colocar novos questionamentos que as universidades precisam pensar e se debruçar”, enfatizou Quiroga.

O evento desta quarta faz parte do Roteiro de Debates promovido pelo Conselho Curador da EBC. Também participaram do debate Eduardo Castro, o diretor-geral da EBC; Anselmo Massad, da superintendência de Comunicação Multimídia da EBC; e Flávia Mello, gerente executiva de jornalismo da EBC.

Nenhum comentário: