sábado, 1 de setembro de 2012

Funcionário Público! É preciso saber viver!


José da Mota estoquista e blogueiro
Foto Warlley Flaisner  
Beirando os cinquenta anos examino a frase do título deste artigo "É preciso saber viver.". Estava atá agora a pouco esperando um artigo de um amigo sobre o funcionalismo público, que abrangesse a greve, mas não sobre a greve, sobre o funcionalismo público. Ensaiei algumas linhas a quase frases que, chegou a frases e a quase parágrafos. Mas a ideia de que este amigo ia me enviar tal artigo sempre me dispersava. Corrijo, ia não, vem me enviar este artigo. Sei que ainda não o fez porque é candidato a prefeito pelo PCB de Juiz de Fora e Umbandista, por isso anda muito atarefado. O Dr. e jornalista internacional Laerte Braga. Meio amalucado das ideias e ou ideais por sua firme convicção, ou amalucado de vez só por ser amalucado mesmo, quem é que vai saber?
Meu interesse no tema não é só por sua importância e evidência jornalistica, e porque quero apreciá-lo por ser mais um brilhante artigo do Laerte Braga, junto aos leitores amigos de meu Blog. Mas porque fui funcionário público e sei da diversificação de interesse, comprometimento, amor e patriotismo que há nesta profissão.
Passeata Funcionários Públicos Federais
fenaprf.org.br
Do funcionário por funcionário como o seria em qualquer profissão, do comprometido com o compromisso da função como seria com o de qualquer outra função que lhe fosse destinada. O amor pelo trabalho, ambiente de trabalho e colegas em qualquer profissão que exercesse. Tudo com competência em menor ou maior grau de acordo com a capacidade individual de cada um. O grande diferencial, ou, a grande diferença esta naqueles com noção de patriotismo e o patriotismo em si, arraigado em seus corações. São os que lutaram e lutam por melhores salários, por cargas horárias justas, por direitos trabalhistas e principalmente, pelo patrimônio da nação. 
Passeata Funcionários Públicos Federais
jaru190.com
Contra a privatização feita na maioria das vezes sob a covarde e leviana alegação de que a má prestação de serviços, conservação de estradas, aeroportos, rodoviárias e portos é culpa do funcionário público. Mas mais assunto sobre o funcionário público deixo por conta do Laerte Braga, por dentre outros motivos, sua competência e brilhantismo em descrever textos politizados realísticos sobre o Brasil e o mundo reconhecidos internacionalmente. Sem falsa modéstia, bem acima da minha capacidade, ainda. Por isso volto ao tema do título: É preciso saber viver.
E me pergunto, repetindo, beirando os 50 anos. Eu soube viver? E de repente o que me parecia impossível de responder, me veio à ponta da língua. Soube. Porque entre tantas feridas já cicatrizadas e outras não, eu fui, eu. Entre tantos erros e acertos, eu fui, eu. E de tudo o que me restou, fui eu, eu, como de você, você. Então apesar de tudo, soubemos viver, e somos, lucro. Inclusive nossos irmãos funcionários públicos.
Laerte Braga
avantebancario.blogspot.com
Ao Laerte Braga, um recado bravo, traga-nos sua prometida luz sobre este tema em polêmica, o funcionalismo público. Os funcionários públicos que conhecem a sua capacidade e sabem que você já fez parte deste time, e uma vez lá, sempre lá, aguardam com certa urgência. Eu, com paciência e cedendo como sempre e para sempre todo o espaço deste blog como seu para o que quiser. Apesar de saber que você tem espaço não só em blogs como em diários internacionais que lhe sobram.
Eu por aqui me despeço. Com os cumprimentos de um ex-funcionário público aos funcionários públicos e à todos os cidadãos de bem do mundo. Sabendo que da vida soube viver, e como a todos por viver, juntos, andamos no lucro.
José da Mota.

Nenhum comentário: