terça-feira, 18 de setembro de 2012

Trajetória de Manuela Dávila.


Manuela Dávila
Trajetória
www.manuelaprefeita.com.br
Movimento Estudantil

Manuela Dávila
Movimento Estudantil
www.manuelaprefeita.com.br
Uma jovem com liderança aguçada e sonhos de um presente e de um futuro melhores. Assim iniciou, há quase 15 anos, a trajetória e a militância de Manuela. Em 1999, ela filiou-se à União da Juventude Socialista (UJS) e deu o primeiro passo no Movimento Estudantil. A partir de então, tornou-se uma grande líder, sempre defendendo melhores condições nas universidades públicas e combatendo o aumento abusivo das mensalidades nas instituições privadas. Manuela defendeu, também, o acesso de todos ao ensino superior como compromisso do Estado e a não privatização das universidades públicas.
Filia-se ao PCdoB
2001
Filiou-se ao PCdoB

Cada vez mais engajada nas lutas do Movimento Estudantil, Manuela filiou-se ao PCdoB em 2001. Permanece no partido até hoje e consolida-se, a cada ano, como uma das principais lideranças nacionais do PCdoB.





Manuela Dávila liderança estudantil
www.manuelaprefeita.com.br

2003 Movimento Estudantil
No Movimento Estudantil, Manuela foi, aos poucos, ocupando mais espaços e tornou-se referência nacional. Como vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), integrante do Conselho Universitário da UFRGS e diretora nacional da UJS, Manuela virou símbolo da luta e dos sonhos dos jovens brasileiros. A marca dos tempos de Movimento Estudantil podem ser vistas na atuação parlamentar de Manuela e nas prioridades que pautam seu trabalho. Ela acredita que, para as transformações sociais se consolidarem e para que o desenvolvimento do Brasil seja sólido, é preciso investir nos jovens, dar a eles educação de qualidade e de crescimento.



2004 Primeiro Desafio
O primeiro desafio de Manuela na política partidária aconteceu em 2004. Ela candidatou-se a uma vaga na Câmara de Vereadores de sua cidade natal, Porto Alegre. Elegeu-se com 9.498 votos e tornou-se a vereadora mais jovem da história da capital gaúcha.




2004 - Medalha UFRGS 70 anos
O forte vínculo com a educação (iniciado ainda no movimento estudantil) e a dedicação ao tema renderam à Manuela a Medalha, UFRGS 70 anos, em Porto Alegre, em 2004.
Manuela Dávila
trabalho relevante
www.manuelaprefeita.com.br

Aprova Meia-Entrada
www.manuelaprefeita.com.br
2005 Na Câmara
Na Câmara de Vereadores, Manuela foi Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude. Foi, também, vice-presidente de Comissão Especial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. Durante sua passagem pela Câmara porto-alegrense, foi líder da bancada do PCdoB. Pelo desempenho nos dois anos como vereadora, Manuela recebeu uma homenagem da UVERGS (União dos Vereadores do Rio Grande do Sul) em reconhecimento ao trabalho relevante desempenhado. Também em 2005 - Aprova a Meia-Entrada. Na Câmara de Vereadores, Manuela aprovou uma lei que regulamenta a meia-entrada em eventos culturais na capital gaúcha. Na Câmara, trabalhou para aprovação de uma lei nacional com o mesmo objetivo.
Manuela Dávila Participação popular
www.manuelaprefeita.com.br


2005 - Participação
A participação popular é uma das mais importantes formas de transformação social. Manuela valoriza as grandes marcas que foram criadas em Porto Alegre – como o Orçamento Participativo – e visa sempre à evolução. Para ela, é preciso conhecer bem a realidade para poder transformá-la. Por isso ela está sempre junto às comunidades, colhendo opiniões, prestando contas do seu trabalho e levantando demandas. As prioridades de sua ação vêm da vida cotidiana do seu povo. Em seu primeiro mandato, ela criou, assim, o Gabinete Itinerante. Nessas ocasiões, Manuela levava sua equipe a diversos locais de Porto Alegre, aproximando a Câmara dos cidadãos.

Deputada Federal mais votada
www.manuelaprefeita.com.br

2006 Deputada Federal mais votada

Dois anos após eleger-se vereadora, o PCdoB confiou à Manuela mais um desafio. E, mais uma vez, ela superou as expectativas. Foi eleita a deputada federal mais votada do Rio Grande do Sul aos 25 anos. Foram 271.939 votos, que traduzem a esperança dos gaúchos e a vontade de renovar a política.

2006 Governo Lula

Em 2006, o presidente Lula teve uma grande aliada em sua reeleição. Manuela, já eleita deputada federal, foi uma das grandes parceiras de Lula no segundo turno, quando ele foi reeleito presidente do Brasil. Juntos, eles consolidaram o PROUNI e o REUNI (democratizando o acesso à universidade); comemoraram a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014; e foram, juntos, firmes no enfrentamento à crise econômica mundial, quando Manuela participou da Comissão de Combate à Crise na Indústria
Manuela Dávila cultura
www.manuelaprefeita.com.br


2007 Cultura. 

No ano de 2007, Manuela coordenou a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e a Frente Parlamentar Mista pela Democratização da Comunicação com Participação Popular.

2007 Lei do Estágio
Como defensora da UFRGS E UERGS
desde a expansão da UFRGS
para a serra gaúcha.
www.manuelaprefeita.com.br
Alguns temas acompanham o cotidiano de Manuela desde seu ingresso no Movimento Estudantil. Tema caro para ela, a implementação da nova Lei do Estágio tornou-se uma grande vitória, uma conquista especial. Manuela acompanhou o projeto desde o início, ainda no ME, quando se debatia a necessidade de sua reformulação. Eleita deputada federal, levou a luta ao Congresso. Tornou-se relatora da matéria. Aprovou seu relatório. E, desde então, é figura recorrente em palestras e encontros sobre o tema em todo o Brasil.

2007 UFRGS e UERGS
Como defensora do ensino público de qualidade e com acesso garantido a todos, Manuela defende, desde 2007, a expansão da UFRGS para a serra gaúcha. Defende, também, o fortalecimento da UERGS, as reservas de vagas e o acesso à educação de qualidade para todo cidadão. Manuela entende que toda transformação social tem como pano de fundo a educação.
Aprovação do estatuto da juventude.


2007 Estatuto da Juventude - Políticas Públicas para a Juventude, esse é o tema do Estatuto da Juventude, um projeto construído e relatado por Manuela no Congresso. Com origem no debate com jovens, gestores públicos e especialistas em questões da juventude de todo o país, o Estatuto foi elaborado com grande participação popular e prevê benefícios aos estudantes no transporte público, no financiamento estudantil e no ingresso nas universidades públicas. O futuro depende do presente e da forma como a juventude é preparada.

2008 - Porto Alegre
Motivada pelo sonho de ver sua cidade natal uma só cidade para todos, Manuela concorreu, pela primeira vez, à prefeitura de Porto Alegre. Em uma eleição marcada pelo otimismo e propostas de renovação, Manuela ficou em terceiro lugar, conquistando o voto de 15,35% dos eleitores de Porto Alegre.
CTASP
www.manuelaprefeita.com.br


2009 Vice-Presidência CTASP

Em 2009, Manuela foi vice-presidente de uma das mais importantes Comissões da Câmara. A CTASP (Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público), neste ano, votou importantes projetos como a criação de varas federais do trabalho em diversas regiões do país. Durante o período à frente da CTASP, Manuela defendeu o fim das demissões coletivas e consolidou sua relação com sindicatos de trabalhadores e centrais sindicais.

Vale cultura
www.manuelaprefeita.com.br
2009 Vale-Cultura

O reconhecimento
www.manuelaprefeita.com.br
Cultura para todos e cultura feita por todos. Manuela relatou, na Câmara, o projeto que institui o Vale-Cultura. Além de um recurso para que o trabalhador possa efetivamente ter acesso à cultura – um bem essencial na identidade de um povo –, o projeto é um incentivador aos produtores e agentes culturais. Para Manuela, a produção cultural brasileira é muito rica e seu potencial de crescimento é ainda maior. Por isso, Manuela conta com o apoio de artistas consagrados de todo o país para a aprovação desse grande projeto

2009 Reconhecimento
Em seu segundo ano de atuação na Câmara dos Deputados, Manuela foi vencedora do Prêmio Congresso Em Foco. Apontada por jornalistas e escolhida em votação popular, Manuela foi eleita a parlamentar que melhor representa a população na Câmara.
A mais votada do Brasil
www.manuelaprefeita.com.br

2010 Reconhecimento do povo gaúcho
Após consolidar-se com parlamentar atuante em seu primeiro mandato no Congresso Nacional, Manuela teve nas urnas o reconhecimento de seu trabalho. Foi reeleita deputada federal, em 2010, com mais um recorde absoluto de votação. Quase meio milhão de gaúchos (482.590) confiaram seu voto a Manuela. Além de ser a mais votada da história do RS, foi a parlamentar mais votada do Brasil.

2010 Bancada Gaúcha

Manuela Dávila
comanda bancada gaúcha
www.manuelaprefeita.com.br
Ao final do seu primeiro mandato, em 2010, Manuela coordenou a Bancada Federal Gaúcha em Brasília. Em um primeiro período, Manuela coordenou importantes temas e conduziu com muito bem a transição das legislaturas, garantindo a continuidade e o andamento dos temas caros ao RS. Quando a nova legislatura iniciou, já em 2011, Manuela foi escolhida por unanimidade para seguir à frente da Bancada com o apoio dos deputados e dos senadores Ana Amélia Lemos e Paulo Paim. Manuela conseguiu importantes avanços e recursos para a RS-118 e para a OSPA.

2011 Vice-liderança do governo Dilma no Congresso
Manuela Dávila
vice liderança do governo
www.manuelaprefeita.com.br
Um novo governo, com o desafio de avançar ainda mais na construção de um Brasil mais desenvolvido, mais justo e mais igualitário. Esse foi o compromisso que a presidenta Dilma Rousseff assumiu em 2011. E, para ajudá-la a vencer, a presidenta contou com Manuela na vice-liderança do seu governo no Congresso. Com diálogo aberto e permanente, Manuela atuou como uma interlocutora do governo com os parlamentares e com a sociedade civil.

2011
Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Um dos maiores desafios da trajetória de Manuela aconteceu em 2011. Ela assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara.
Manuela Dávila
www.manuelaprefeita.com.br
A CDHM enfrentou, sob seu comando, os principais temas da área. Para Manuela, direitos humanos englobam direitos civis e direitos econômicos e deve, portanto, ser pauta permanente na Câmara, pois diz respeito à vida de cada cidadão e ao respeito aos seus direitos fundamentais. Manuela atuou diretamente no combate ao preconceito e à intolerância, sem jamais impor atitudes, sempre buscando o diálogo. Foi assim nas questões referentes à homofobia (quando iniciou diálogo com bancada evangélica), à Comissão de Verdade (diálogo permanente com Ministério da Justiça e Secretaria Nacional dos Direitos Humanos) e ao sistema carcerário (visitou complexo penitenciário de Bangu e

2011 Parlasul
Rompendo fronteiras, Manuela foi escolhida, em 2011, para integrar o Parlasul (Parlamento do Mercosul), um importante instrumento da política externa brasileira. Manuela trata de questões econômicas, políticas, culturais e sociais. O desafio é consolidar o Parlasul e fazê-lo cada vez mais legítimo na mediação de conflitos e na construção de novas perspectivas.

www.manuelaprefeita.com.br


2011 Biografias

Defensora do direito à informação e da democratização da comunicação, Manuela apresentou um projeto de lei para garantir o acesso de todos a informações biográficas de personalidades públicas. O PL impede censura a biografias e libera a divulgação de imagem e informações personalidades públicas.



2011 Reconhecimento

Manuela Dávila nos EUA
www.manuelaprefeita.com.br
Manuela esteve em Washington, participando de um seminário organizado pela universidade de Harvard, que reuniu os tomadores de decisão do futuro no Brasil (apontado como potência iminente). Foi, também, apontada pelo jornal inglês The Independent como uma das principais líderes mundiais do futuro. Já um dos jornais mais tradicionais do mundo – The New York Times – a citou em reportagem sobre as mulheres que se destacam na política brasileira. No Brasil, a revista Época a coloca em uma lista que reúne as 40 personalidades com menos de 40 anos mais importantes do Brasil e uma das 100 mais influentes do país. Ainda em 2011, foi escolhida no Prêmio Congresso em Foco como uma das melhores parlamentares do país em duas categorias: melhor parlamentar e parlamentar de futuro.


2011 100 cabeças do Congresso

Entre as 100 melhores
cabeças do congresso www.manuelaprefeita.com.br
Em 2011 Manuela foi apontada como uma das “100 Cabeças do Congresso”. A escolha consolidou a indicação que o DIAP (Departamento Intersindical de Acompanhamento Parlamentar) fez em 2008 e 2010, quando indicou Manuela como parlamentar em ascensão no Congresso. O reconhecimento se dá pela liderança inata e pela capacidade de articulação de Manuela, reconhecida por colegas, jornalistas e funcionários da Câmara


2012 DIAP
Pelo segundo ano consecutivo, Manuela foi indicada pelo DIAP como uma das '100 Cabeças do Congresso'. Apenas nove mulheres aparecem na lista e Manuela está entre elas.



www.manuelaprefeita.com.br

2012 Comissão de Relações Exteriores e
Defesa Nacional

Depois de presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Manuela foi eleita vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, tratando de temas como a soberania do Brasil e a relação com outros países.




2012  Bairro a Bairro

O ano de 2012 iniciou com um projeto que levou Manuela a mais de 70 comunidades de Porto Alegre. O Bairro a Bairro percorreu, durante os seis primeiros meses do ano, todas as regiões da capital gaúcha, aproximando ainda mais Manuela da realidade vivida pelos porto-alegrenses.
Manuela Dávila
www.manuelaprefeita.com.br



2012 Novo Desafio

Manuela iniciou 2012 com um novo desafio. Ela concorre novamente à prefeitura de Porto Alegre. O faz, porque entende que uma cidade é, antes tudo, seus cidadãos. E, com o sonho de transformar para melhor a vida de cada porto-alegrense, ela dá voz e cara ao sonho de uma cidade melhor, mais justa, mais igual, mais humana. A Porto Alegre que todos querem para viver.

Nenhum comentário: