quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Luz mais baixa, privatização ou pagamento de conta? Um iImbróglio?

Dilma Rousseff e Edson Lobão
abril.com.br
 É redução na conta de luz ou um imbróglio para continuarem as privatizações/concessões? Se o Governo reduzir a conta de luz e ao mesmo tempo em que não usar tal desconto para pagar a dívida de sete bilhões que tem com os consumidores e não renovar antecipadamente as privatizações, não será imbróglio. Mas se o governo pagar a dívida com o consumidor com dinheiro do tesouro alegando que é desconto, diminuir tarifas e renovar contratos de privatizações (da gestão do FHC) antecipadamente. Anunciando que esta lançando um pacotaço de desconto para fomentar o desenvolvimento no país, é imbróglio. O pior da história do Brasil.
Pois Dilma Roussef e o Ministro das Minas e Energias Edson Lobão anunciaram um pacote de descontos na tarifa de energia elétrica em média 20%, que variará de 16,2% nas tarifas domésticas e irá até 28% para as industrias, a partir de 2013. Tendo como garantido com os cortes dos encargos federais e repasse de verbas públicas, apenas 5,3%.
Raio
presenteparahomem.com.br
Sendo que, o Tribunal de contas da União vê cobrança indevida de R$ 7 bilhões na conta de luz nos últimos anos, dinheiro que o governo será obrigado a devolver por lei ao consumidor. 
Repetindo, a pergunta que fica no ar é? O Governo esta dando um desconto ao consumidor ou esta pagando sua divida com ele? Este pacotaço é mais um imbróglio para a privatização/concessão (do governo FHC) antecipado, antes mesmo que se vençam os contratos das concessionárias atuais, ou é algo de bom para nação como reaver o seu patrimônio que um dia foi privatizado? Ou seja, o projeto de reaver o patrimônio do povo brasileiro para o povo brasileiro do PT e da esquerda brasileira foi jogado no lixo e voltamos às privatizações, mesmas de FHC? Talvez pior ainda, antecipadas.
Se a artimanha for político eleitoreira, no caso dos descontos, é feio, mas infelizmente faz parte do jogo. Agora, se for para a antecipação da renovação das privatizações mal feitas do setor energético da época do FHC. É uma história que nem o Amaury Ribeiro conseguiria escrever, pois vomitaria a cada linha rascunhada. E todas as nossas esperanças em um futuro melhor, reavendo as riquezas de nosso país para o nosso povo. Estariam perdidas.
Sendo otimista, isto foi uma armadilha que a Dilma e o Edson lobão caíram sem perceber. Com os noticiários e as verdades vindo à tona eles vão corrigir este equívoco. Porque até agora esta história esta muito mal contada.
Zé da Motta.

Nenhum comentário: