terça-feira, 7 de agosto de 2012

Freixo defende transparência.


Caminhada no_Saara_001_-_site_002
Caminhada nesta terça, 7,
 pelo mercado do Saara.
Foto: Adriana Lorete
Em caminhada pela Saara, Freixo defende eleições mais transparentes
Marcelo Freixo (PSOL) foi o único candidato a prefeito do Rio de Janeiro que, ao apresentar a sua primeira prestação de contas dos gastos de campanha ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta segunda-feira (6/8), divulgou os nomes de todos os doadores que colaboraram com sua campanha até agora. Em caminhada pela Saara, na manhã desta terça-feira (7/8), Freixo deu entrevista à Rádio Saara. O candidato reafirmou o seu compromisso com a transparência e expôs seus projetos para a região, como a instalação de banheiros públicos, a criação de estacionamentos e a melhoria na iluminação e na segurança para comerciantes e consumidores.
Entrevista na_rdio_Saara_-_003_face
Entrevista para a Rádio Saara.
Fotografia: Adriana Lorete
Sobre as doações, Freixo explicou que, ao divulgar os nomes, a sua candidatura dá mais uma prova de que não tem nada a esconder: "Não recebemos dinheiro de empresas que, depois, vão querer favores da prefeitura como recompensa. Todas as nossas doações foram de pessoas físicas".

A candidatura de Freixo é a primeira da cidade do Rio a utilizar a internet para obter doações. Por meio do site www.marcelofreixo50.com.br, qualquer um pode ajudar, com o valor que puder ou desejar. É possível contribuir por boleto bancário ou com cartões de crédito e débito.

Sobre a Saara, o candidato do PSOL fez questão de ressaltar a importância cultural do local, além da econômica. Assim, os investimentos serão feitos para atrair mais cariocas e também turistas, que poderão ver os diferenciais do comércio popular. Na questão do acesso por carro, por exemplo, Freixo já tem um projeto claro para criar novas vagas de estacionamento: "A construção de estacionamentos subterrâneos é extremamente cara. Queremos criar estruturas verticais, feitas de metal e com laje pronta. É uma solução simples, barata e que funciona".

A vendedora Luísa Neves, de 43 anos, cumprimentou Freixo na Rua da Alfândega e desejou boa sorte para ele nas eleições. Ela conhece o candidato há pouco tempo, mas estava empolgada por causa do histórico de lutas como militante dos direitos humanos e deputado estadual. Para ela, o próximo prefeito tem que melhorar o trabalho da Guarda Municipal. "A gente não sente muita segurança nas ruas aqui do Centro, especialmente de noite, quando as lojas estão fechadas. Essa é a hora em que a gente mais precisa dos guardas", disse Luísa.

Sobre o papel da Guarda, o candidato afirmou que esta precisa voltar a desempenhar o seu papel original: cuidar do patrimônio público e garantir os direitos dos cidadãos, aproximando-se deles para conhecer as suas demandas. "A Guarda Municipal precisa ser humanizada. Ela sempre foi comandada por um coronel da PM. Queremos que isso seja função de alguém do próprio quadro da guarda. Também vamos criar parcerias com as universidades públicas para melhorar a capacitação", explicou Freixo.
José da Mota

Nenhum comentário: