domingo, 12 de agosto de 2012

Marcelo Freixo e Marcelo Yuka gravam program de tv no dia dos pais.

Marcelo Freixo e Marcelo Yuka Fotógrafo Mario Campagnani

Freixo e Yuka gravam programa de TV no Aterro do Flamengo

Acompanhado dos dois filhos e também de dois sobrinhos, o candidato a prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSOL), encontrou-se no Aterro do Flamengo, neste domingo de Dia dos Pais (12/8), com o candidato a vice de sua chapa, o xará Marcelo Yuka. O professor de História e o músico, ambos militantes de longa data na luta pelos direitos humanos, aproveitaram o encontro para gravar passagens para o programa eleitoral de TV, que irá ao ar a partir do próximo dia 22/8.

Freixo e Yuka no Aterro 1No Aterro, os dois Marcelos receberam calorosa acolhida da população e atenderam a muitos pedidos para posar para fotos juntos. Não tem sido comum o encontro de Freixo e Yuka, que é cadeirante, nas atividades de rua da campanha."Todos sabem que enfrento dificuldades de locomoção, mas isso não tem me impedido de atuar ativamente na campanha do Freixo.

Além de um trabalho forte na internet e por meio do meu círculo pessoal, mas participo principalmente levando a campanha a lugares onde o Freixo não pode estar. Nesse sentido, minhas atenções ficam bastante voltadas para a Zona Oeste", explicou Yuka, nascido e criado no bairro Magali, em Campo Grande, bairro da Zona Oeste cuja maior parte é controlada por milícias.

Freixo enfrenta ameaças de morte desde quando presidiu, em 2008, a CPI na Alerj que indiciou 225 acusados de participação nessas máfias, com a prisão, desde então, de mais de 700 envolvidos. "Mesmo que não tivesse sido chamado para vice do Freixo, estaria do lado dele nessa campanha, porque acredito na importância da candidatura do meu xará para o Rio. Eu acho que o Marcelo me escolheu porque eu represento a sociedade civil", declarou Yuka.

Para Freixo, o convite a Yuka para ser o seu vice tem, de fato, significado emblemático: "É uma forma de deixar bem clara a diferença entre a nossa campanha e outras que são marcadas por monstruosas coligações sem qualquer identidade programática ou propósito, que não sejam negociações nebulosas para garantir mais tempo na TV. Ter o Yuka como vice é mostrar que a nossa aliança é com a sociedade civil, com forças legítimas da sociedade civil que estão cansadas de ver o poder público loteado em nome do interesse de apenas alguns".

Freixo lembrou que, muito antes de se filiar ao PSOL , Yuka já militava no ativismo social. "Mesmo depois de ter sido vítima direta, em duas ocasiões, da violência armada, durante assaltos, Yuka nunca desistiu do trabalho social, da luta por um Rio melhor. O seu exemplo precisa ser seguido", disse Freixo, que depois da atividade no Aterro do Flamengo seguiu com os filhos e sobrinhos para almoçar com o seu pai e demais integrantes de sua família.

Nenhum comentário: